Mensagem do Governador Marcos Antônio Carchedi sobre o coronavírus
Companheiros e companheiras...
Na qualidade de Governador do Distrito 4510 do Rotary International venho pedir a compreensão de todos vocês para este momento delicado que estamos vivemos no Mundo. Não quero entrar no mérito das questões particulares do Coronavirus, mas sim da nossa organização, que nos compete como rotarianos. O nosso presidente Mark Daniel Malone nos pede para que o Rotary International ajude a humanidade evitando eventos e aglomerações, como forma de demonstração de que a maior organização humanitária do planeta está preocupada com a contaminação do vírus no Mundo. Pede para que as reuniões e eventos sejam suspensos temporariamente e que sejamos o exemplo.
Dentro do lema rotário deste ano: "O Rotary conecta o Mundo", talvez seja a melhor oportunidade para demonstrarmos que rotarianos e clubes estão conectados, afinal, somos uma organização internacional. Não vamos questionar se somos muitos ou poucos, ou se o vírus pode ou não contaminarmos... vamos mostrar que a nossa organização está preocupada com a humanidade e que estamos conectados. Vamos dar o exemplo. Fazer com que as pessoas percebam que se não dermos espaço para o vírus ele não tem como espalhar e da mesma forma que se fortaleceu ele enfraquece, e a vida volta melhor do que antes, pois, certamente a humanidade voltará fortalecida deste episódio, como sempre se fortaleceu quando se uniu mundialmente.
Assim sendo, dentro de um trabalho de Imagem Pública, vamos suspender nossos encontros semanais temporariamente, e dizer a todos que estamos fazendo a nossa parte, e quem sabe, buscarmos alternativas dentro das plataformas digitais e aprendermos uma nova forma de interagirmos, e também deixarmos os nossos eventos rotários suspensos até a retomada da normalidade social, afinal é um contrasenso todos pedirem para não haver eventos e nós realizarmos algo neste sentido. Se queremos ajudar a humanidade temos que ser parceiro; zelar por ela, no mais simples dos atos: no acolhimento e na demonstração de que não é preciso ter medo e nem haver pânico, porque o Rotary está presente.
Sempre digo que o Rotary é formado por clubes e o clube é formado por rotarianos. Em nossa organização tudo acontece no clube, mas se os clubes não atenderem o pedido do nosso líder maior, vamos mostrar que não estamos conectados e que nossa rede não é tão forte assim. Agora é a hora de mostrar a nossa força, e atender este chamado. São nesses momentos sensíveis que mostramos a nossa grandiosidade, afinal, a Humanidade precisa do Rotary e o Rotary somos nós.
Pense nisto...!!!
Marcos Antônio Carchedi
Governador do Distrito 4510
Rotary International






